Desde o início do mês de outubro, mais de 100 imigrantes afegãos estão vivendo em um acampamento improvisado dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As informações são do g1.
Estas pessoas decidiram vir até o Brasil em busca de acolhimento humanitário, para fugir do governo radical, administrado pelo grupo extremista Talibã, no Afeganistão. A organização tomou o poder do país no segundo semestre de 2021, e, desde então, o fluxo de migração na região se intensificou.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Guarulhos comunicou que pretende encaminhar 100 pessoas para abrigos da cidade paulista. A previsão é que elas sejam alojadas em novembro, daqui a duas semanas.
O grupo que se encontra no Aeroporto Internacional de São Paulo é diverso e composto por pessoas de diferentes faixas etárias e gêneros, todas vivendo amontoadas em um saguão, recebendo doações e aguardando a resposta das autoridades se poderão ou não permanecer no território brasileiro.
De janeiro até setembro de 2022, 2.842 imigrantes afegãos foram recebidos no Brasil, de acordo com o Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). Destas quase 3 mil pessoas, 712 são menores de idade, com idades que variam entre 0 a 15 anos.